quinta-feira, 23 de abril de 2015

Vulcão entra em erupção no Chile e vôos de cidades próximas são cancelados

Quatro mil pessoas foram evacuadas e um montanhista está desaparecido

Com a última atividade registrada há 43 anos, o vulcão Calbuco entrou inesperadamente em erupção na madrugada dessa quinta-feira (23), no Chile. O vulcão, que fica localizado na região turística dos Lagos, há 900 quilômetros de Santiago, expeliu uma coluna de cinzas de aproximadamente 10 quilômetros. Vôos de cidades próximas no Chile e na Argentina foram cancelados.



Local mais próximo ao vulcão, a cidade de Enseada tem recebido uma maior atenção das autoridades competentes. Aproximadamente quatro mil pessoas já foram evacuadas. Um montanhista, que estava escalando o vulcão no momento da erupção, está desaparecido.
De acordo com o G1 Mundo, o governo chileno decretou estado de exceção em cidades próximas, o que significa que as Forças Armadas assumiram o controle nessa região, declarou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo.


Sem entrar em atividades desde 1961, o vulcão Calbuco está localizado há 2.015 metros acima do nível do mar e está há 30 quilômetros de cidades turísticas como Ensenada, Puerto Varas e Puerto Montt. Geólogos consideram o vulcão perigoso devido ao seu alto teor destrutivo.
Segundo o G1 Mundo, a região recebe visitantes de diversas partes do mundo devido as montanhas, os lagos e a rica vegetação. "Eu vim como turista ao Chile para passa três meses, mas não esperava isto. A erupção foi incrível. Minhas férias estão pagas com o espetáculo do Calbuco", disse Cody Fritz, um turista americano de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário