sexta-feira, 27 de março de 2015

COMO CUIDAR DAS UNHAS ♥

         Aprenda a cuidar das suas unhas


CONFIRA COMO MANTER A SAÚDE E BOA APARÊNCIA 

DE SUAS UNHAS


Unhas bem cuidadas são sinal de saúde e higiene e, por incrível que pareça, elas podem dizer muito sobre você. Imagine você em uma entrevista de emprego ou em um encontro com as unhas sujas e mais compridas do que deveriam. Ficou preocupado? Mesmo que não passe pela sua cabeça freqüentar uma manicure, você pode tomar alguns cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. Conversamos com três especialistas no assunto esclarecer algunas dúvidas sobre o assunto.

Higiene é o principal
As medidas básicas que devem ser tomadas são simples e estão ao alcance de qualquer um: “Os cuidados básicos para a higiene das unhas são cortar, lixar, não roer e não puxar os cantinhos das unhas nem as cutículas. Isso garante uma boa aparência e consequentemente um aspecto mais saudável”, afirma Dra. Helua Mussa Gazi, dermatologista da Clínica Belle Santé.
Tirar as cutículas?
Retirar as cutículas não é recomendado, uma vez que elas são protetoras das unhas. “É importante não puxar aquela pele que sobra ao redor das unhas, para evitar ferimentos e consequentemente o processo inflamatório”, diz a dermatologista.


Cortar e lixar da forma certa
Além da higiene diária, as unhas precisam ser cortadas regularmente, mas não precisam ser curtas demais: apare de modo que elas fiquem acima do contorno dos dedos. “Unhas grandes, além não serem nada práticas, atrapalham os afazeres do dia a dia e não passam uma boa impressão de higiene pessoal”, diz Talita Souza, manicure e massoterapeuta da Red Salon Homem.
Outra recomendação é de sempre lixar as unhas depois de cortá-las, sempre em um único sentido e nunca aplicar bases mais de uma vez por mês, pois o produto pode afinar e enfraquecer as unhas.

Alimentação e saúde
Diversos fatores podem causar problemas nas unhas. Se alimentar de forma errada pode ser o mais grave deles. “Recomenda-se uma alimentação balanceada, com vegetais, legumes e frutas, evitando gorduras e frituras, além de alimentos ricos em cálcio, que são essenciais para quem quer unhas bonitas e saudáveis.”
Segundo Talita, as unhas podem refletir o que acontece com seu corpo. “Unhas amareladas ou com relevos podem ser sinais vitais de problemas generalizados como má circulação, cardiovasculares, problemas de fígado, entre outros”.

Lembre-se dos pés!
Se você é daqueles que chega do futebol e fica com os meiões, cuidado! Permanecer muito tempo com sapatos fechados e com meias úmidas pode trazer problemas para as unhas. “Esse hábito ajuda a criar um ambiente favorável ao crescimento e proliferação de fungos, que invadem a pele através de pequenos cortes e se multiplicam em ambientes úmidos. Caso os fungos apareçam, um dermatologista deve ser consultado”, afirma Talita.

Otimizando o tempo
Segundo Márcia Ferreira, manicure nail artist do Jacques Janine, são poucos os que visitam o salão para cuidar especificamente das unhas. Os que a procuram sempre utilizam outros serviços – como cortar os cabelos e fazer a barba. Aproveite o tempo para cortar as unhas, lixá-las e polir para tirar as ondulações.

Vitaminas extra
Atualmente existem no mercado algumas marcas de base para homens, uma delas é a Risqué Homem (R$ 4), com efeito brilhante ou fosco, que contém em sua fórmula o ingrediente D Pantenol, proporcionando longa duração e hidratação prolongada para as unhas. “As bases incolores podem trazer um pouco de brilho às unhas e as protegem das agressões externas, mas seu uso não é obrigatório”, diz Márcia Ferreira.


Unhas encravadas
Em caso de unhas encravadas, o mais indicado é sempre consultar um especialista: “Se houver alguma anormalidade, consulte seu dermatologista ou podólogo de sua confiança”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário